Testes de Benchmark: Afinal o que são, e como fazê-los?





AnTuTu benchmark, Quadrant, entre outros. Se você é usuário Android há algum tempo, certamente já ouviu falar destes nomes. Nada mais são que os testes de benchmark. Mas afinal, para que servem tais testes?

Benchmarks consistem em programas cujo objetivo é avaliar a performance de um componente, tanto de Software quanto de Hardware, como por exemplo o Processador, capacidade gráfica, HTML5 etc. Inicialmente criados para testar computadores, novas placas de vídeos e outros aparelhos, estes programas têm sido muito utilizados recentemente para avaliar smartphones. Desta maneira, o usuário pode conhecer o desempenho de seu dispositivo e compará-lo com outros disponíveis no mercado.

A realização dos testes de benchmark é feita através de aplicativos que podem ser baixados da Google Play Store. Como em todas as categorias da loja virtual, existe uma grande variedade de apps disponíveis para fazê-lo. Selecionamos os 3 melhores apps para teste de benchmark em nossa opinião, para que você baixe e avalie seu Android. Não se esqueça que para realizar os testes é necessário estar conectado à internet! Vamos a eles:
1. AnTuTu Benchmark

O teste de bechmark do AnTuTu é certamente um dos mais (senão o mais) bem conceituados no universo Android. Ele oferece dados mais gerais, ou seja, não foca em algum componente específico, mas sim no potencial do aparelho como um todo.


Após instalar o app você pode acessar o menu ou iniciar o teste de cara. O teste dura, normalmente, menos de 5 minutos e os resultados são exibidos automaticamente na sequência. O bacana é que o AnTuTu mostra a pontuação de seu aparelho e o coloca num ranking em comparação com os principais dispositivos Android. Além disso, você ainda pode comparar o desempenho do seu aparelho com algum outro específico da lista.

Nas opções do menu é possível visualizar todas as informações do dispositivo, compartilhar seu teste nas redes sociais, visualizar o histórico de testes e inclusive comparar diferentes testes do mesmo dispositivo.



2. Quadrant Benchmark

Outro conhecido aplicativo que pode testar a capacidade do seu Android. Sua versão free é bastante simples de utilizar. Assim como o AnTuTu, o Quadrant traz todas as informações sobre seu dispositivo e permite iniciar o teste com apenas um toque na tela.


O procedimento leva cerca de 5 minutos e os resultados são elencados automaticamente. Os componentes avaliados pelo programa são potência de CPU, memória, base de dados e processamento de gráficos em duas e três dimensões. Como não poderia deixar de ser, o Quadrant também compara os resultados do seu Android no teste com outros gadgets do mesmo sistema operacional.



3. Vellamo Mobile Web Benchmark

Este app apresenta uma peculiaridade em relação as duas indicações anteriores. Em vez de testar o potencial do dispositivo em sua totalidade, Vellamo foca seus testes no desempenho de navegação do seu Android.


Após instalá-lo, você poderá ver uma sucinta explicação sobre cada um dos testes. Entre eles temos avaliações de performance em HTML 5, motor JavaScript, leitura de texturas diferenciadas, ligações entre diferentes esquemas de programação, rolagem de tela, entre outras.



Assim como as indicações anteriores, o app permite compartilhamento dos testes nas redes sociais e comparação com outros dispositivos.

A partir de agora você já pode testar a potência do seu Android. Os testes de benchmark também não deixam de ser uma boa opção para quem está pensando em comprar / trocar de smartphone.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens populares