O que é stop motion?






Stop motion são pequenos ou grandes filmes criados a partir de varias fotos, o stop motion é famoso pelos filmes feitos com bonecas de papel, massa de modelas ou aqueles bonecos LEGO, mas também há outras opções como desenhos e ate pessoas atuando nos filmes.


Feito com Razr D1

Stop motion são pequenos ou grandes filmes criados a partir de varias fotos, o stop motion é famoso pelos filmes feitos com bonecas de papel, massa de modelas ou aqueles bonecos LEGO, mas também há outras opções como desenhos e ate pessoas atuando nos filmes.


A dica é primeiro ter a Ideia ou a história de tudo o que vai acontecer no seu filme, então crie um roteiro escreve as cenas em algum papel.


Depois de escreve o roteiro, escolha como vai ser feito, se vai ser usado atores, bonecos ou simples desenhos em uma folha de papel.

Comece posicionando a sua câmera (Razr D1 ou Razr D3) e tente deixa-lo em um local fixo em sem muitos movimentos, tente não movimenta-la apenas quando for necessário.

Os atores e os objetos que serão usados devem estar prontos quando a câmera estiver posicionada. E agora comece tirando uma foto de cada movimento dos objetos ou personagens, tire fotos sequencialmente do que vai acontecer, caso não goste de alguma foto apague-a no mesmo momento para facilitar a montagem. Tire bastante fotos, pois o filme de 30 segundo no topo da página (stop motion mc aracatuba), foram tiradas 340 fotos.

Depois de tirar várias e várias fotos de cada movimento simples, é hora de reunir tudo.

Montagem do filme

A montagem do filme consiste em colocar as fotos na sequencia que foram tiradas, existem vários programas de tratamento de vídeo que permite fazer tal montagem, mas prefiro usar o modo mais simples de montagem, que é usando o software do próprio Windows o WINDOWS MOVIE MAKER

WINDOWS MOVIE MAKER


Nesse software é possível adicionar as fotos que foram tiradas usando o simples modo de ARASTAR, araste as fotos para dentro do movie maker e para posição correta.

Depois disso só precisamos regular o tempo de cada foto que é muito importante. Para isso selecione todas as fotos no software(ctrl + A), depois de selecionar as foto, vai aparecer uma aba nova EDITAR, no campo duração e altere o tempo delas para 0,25 segundos, ou se preferir pode diminuir para 0,10 segundos, sempre teste e veja como está ficando o filme.

Depois disso o seu filme está pronto, exporte ele para o formato que quiser, clique em ARQUIVO E DEPOIS EM SALVAR FILME, ESCOLHA A QUALIDADE QUE QUISER, e poste no youtube para darmos uma olhada ok?


Tem alguns aplicativos para fazer a edição

Stop Motion Maker



Stop-Motion - Lite








Da um gostei no video no youtube,compartilhe,comentem ou coloque em favoritos,que estará ajudando muito essa galera,e incentivando eles criarem tutoriais legais para o nosso Razr

Esse video esta participando de um concurso promovido pela Microcamp

O vídeo foi feito em Stop Motion, com 2 atores (Pedro e Luciana), mas foi necessário 8 alunos mais 1 professor da unidade Microcamp Araçatuba. Para conclusão do vídeo, 340 fotos foram tiradas sequencialmente.

Nome dos Alunos:
Bruno Christofano
Hugo Komatsu
João Mateus Mendonça
Luciana Thainara Cardoso
Nelson Diego Lopes
Pedro Paulo Rampim
Renan Paupitz
Guilherme Araujo Souza(desenhista)
Professor: Gustavo Cavalcante Salvá



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens populares