Comprou um aplicativo no Google Play e não gostou? Saiba como obter o reembolso!






Como existem centenas de milhares de aplicativos para serem baixados no Google Play, cada usuário faz (e utiliza) seu dispositivo android da maneira quiser.

 Dessa infinidade de aplicativos disponíveis na loja virtual do Android, boa parte é gratuito, pois geralmente são patrocinados e/ou apresentam publicidade. Já o restante, tem custo, que geralmente é baixo, ficando a média em tono de R$2,00.

 Independentemente do valor, pagar por alguma coisa que não funciona ou que não satisfaz nossa necessidade ou expectativa não é nada agradável. Aliás, é errado! É direito do consumidor ter seu dinheiro de volta!

 Mas fique tranquilo, que, embora muitas pessoas não saibam, no Google Play, a devolução (ou reembolso) de valores pagos por aplicativos que não deixaram o cliente satisfeito é rápida e fácil. Na prática, após concretizada a compra, você tem 15 minutos para baixar e testar o aplicativo. Parece pouco, mas para grande parte deles, é mais do que suficiente para descobrir se vale a pena ficar com ele ou não.







 Dessa forma, vamos para o passo a passo do processo de devolução e reembolso. Você verá que é bem simples:

 1 – Faça sua compra normalmente.

 2 – Teste o aplicativo. Você tem 15 minutos contados a partir da compra e não do download! Ou seja, na prática, você tem 15 minutos para baixa-lo e testa-lo.

 3 – Não gostou? Abra a aplicação Play Store e toque em “Meus aplicativos”. Localize o aplicativo, toque nele e aperte o botão “Reembolso”. Caso seu tempo tenha se esgotado, aparecerá o botão “desinstalar”.

 4- Feito, dentro do prazo de 15 minutos, todo o processo do item anterior, você receberá um e-mail confirmando que sua compra foi cancelada e que não haverá cobrança. Fácil, não é?

 Vale apenas lembrar que você poderá pedir reembolso de qualquer compra, mas apenas uma vez para cada aplicativo, ok?

 E como proceder caso o prazo de 15 minutos tenha se esgotado? Ainda dá para obter o reembolso?

Sim! Mas já é um pouco mais burocrático. Vamos ao passo a passo também:

1. Faça login em sua conta no site https://wallet.google.com/manage.

 2. Clique em Ver pedido.

 3. Na parte superior do recibo, clique em Entrar em contato com [Nome do vendedor].

 4. Selecione Gostaria de solicitar um reembolso ou devolver um item no menu suspenso Assunto e escreva sua mensagem na caixa de texto Mensagem.

 5. Clique em Enviar e-mail depois de fornecer os detalhes necessários. Vale destacar que, nestes casos, dependendo da política do vendedor, ele poderá ou não atender a sua solicitação de cancelamento. Os pedidos cancelados são automaticamente reembolsados e não podem ser reintegrados.

 Aos curiosos, vale a pena dar uma olhada no processo de solicitação de reembolso da App Store. (Dica: veja como pedir o dinheiro de volta de um aplicativo comprado na App Store) Ponto ( e que ponto!) para o Google Play.


Dica: veja como pedir o dinheiro de volta de um aplicativo comprado na App Store

Imagine o caso: você comprou um aplicativo que, na descrição da App Store, era bem legal. Mas ao instalá-lo em seu iPhone ou iPad, descobriu que ele não era nada daquilo que anunciava. Mesmo que o valor seja apenas $0,99, ninguém gosta de perder dinheiro.




Pois saiba que a Apple permite que você peça reembolso do aplicativo em caso de compra equivocada. Veja a seguir como fazer.

★ Passo 1:

Conecte-se na sua conta da App Store através do programa iTunes do computador.

★ Passo 2:

Em Informações da Conta, procure por “Histórico de Compras”. Clique em “Ver tudo”.


★ Passo 3:

Você verá um histórico de faturas. Procure o aplicativo que você quer pedir reembolso. Como as faturas são semanais, pode ser que vários aplicativos estejam junto. Mesmo assim é possível pedir reembolso de apenas um.


★ Passo 4:

Clique no botão Relatar um Problema.





★ Passo 5:

Escolha o seu aplicativo e clique mais uma vez em Relatar um problema, na mesma linha dele.




Passo 6: Você finalmente chegou à página que serve para pedir reembolso. O problema é que o suporte só está disponível em 5 línguas e nenhuma delas é o português (isto deve mudar em breve). Por isso, selecione no menu a opção “Este aplicativo não funciona como esperado” e use o Google Translator para explicar (em inglês ou espanhol) que o aplicativo não é o que diz ser e por isso você gostaria de um reembolso.




Geralmente em 24h úteis você receberá uma resposta de algum atendente, dizendo que entendeu o seu caso e que seu dinheiro será devolvido. Mas saiba que o aplicativo não funcionará mais no seu aparelho. É possível que ele também diga que a Apple não faz este tipo de coisa e que está abrindo uma exceção, mas é porque eles querem evitar o uso abusivo deste tipo de requerimento. A lei brasileira garante a devolução de qualquer compra feita pela internet dentro do prazo de 7 dias.

Não abuse deste direito e só peça reembolso se você realmente se sentir enganado e não estiver satisfeito com o aplicativo.

Postagens populares